2 de abril de 2013

{Fica a Dica} Fotografia com crianças

rts6 Estou tão animada para compartilhar minha entrevista Spotlight Fotografia por Rock O Fórum Shot!
Foto: Jen Carver

Falar sobre fotografia é lembrar das antigas fotos de criança, que eram escassas e, talvez por isso, tão valiosas. É lembrar da economia de filme que fazíamos (de 12 ou 24 poses?) e da magia que era revelá-lo, revivendo diversos acontecimentos, pois eles rendiam várias festas e comemorações.

O tempo passou, as máquinas fotográficas evoluíram, mas também mudou um pouco o nosso jeito de fotografar.  Hoje todo mundo tem uma máquina digital em punho, mesmo que seja no celular. Além das poses prontas e do sorriso amarelo estampado no rosto (por mais que se fuja deste estereótipo, ele está sempre presente), fotografa-se de tudo: comida, looks, paisagens, objetos, pessoas e um sem fim de outros closes e momentos.

A arte de fotografar crianças é totalmente inspiradora, um desafio gostoso e divertido de brincar enquanto trabalha. Afinal, é impossível não se contagiar com a alegria dessas criaturinhas maravilhosas. Mas também vamos concordar: não é nada fácil fotografar uma criança! 

Fiz uma busca e encontrei algumas dicas que podem ajudar na hora dos cliques com a criançada e deixar as memórias fotográficas e dos momentos ainda mais especiais...

Dica 1 -    Espontaneidade  
espontaneidade.jpg
O bom das crianças é que elas naturalmente espontâneas. Toda ação, sorriso, olhar... Tudo que ela faz é algo de vontade própria. Por isso evite chamar a atenção dela, fazer com que ela pose para você. Aproveite os momentos que está brincando, distraída, porque é nesses momentos que você irá conseguir os melhores cliques.

Dica 2 -   Colorido das cores  
composicoes_coloridas.jpg
A infância é algo que nos remete às cores vibrantes e alegres. A criança uma explosão de alegria, e pra que essa sensação possa ser transmitida de forma direta, nada melhor do que compor suas fotografias abusando das cores. Você pode conseguir isso com roupas coloridas ou fotografar em jardins. As cores dos ambientes abertos como os jardins, onde se encontram flores, árvores e céu azul, são os momentos certos para poder brincar com composições vivas.

Dica 3 -   Brinque e crie amizade  
Um fotógrafo que trabalha com criança, primeiramente, deve gostar de estar na companhia de uma. Sorrir, brincar e criar uma amizade são passos fundamentais para que haja uma relação de confiança e, assim, o fotógrafo possa trabalhar sem se surpreender com atitudes nada colaborativas. A melhor maneira de fotografar uma criança é tornando-se amigo dela.

Diac 4 -   Bokeh  
bokeh.jpg
O efeito bokeh é aquele que lembra "estrelinhas".... é mais profissional mas para quem conta com este tipo de máquina - FICA A DICA. Trata-se do efeito que ocorre nas áreas desfocadas da fotografia, produzido por lentes de com grandes aberturas. Escolha lentes claras para fotografar crianças. Além desse tipo de lente tornar a focagem mais fácil (no AF), elas produzem lindos bokehs.

  Recomendo duas lentes em especial: a 85mm e a 50mm.  
lentes.jpg

Dica 5 -   Expressividade dos olhos  
olhos.jpg
Se tem um detalhe nas crianças que chama atenção, são os olhos. Elas possuem um olhar sempre muito expressivo, carregado de sentimentos. Dizem que os olhos são a janela da alma, e concordo. Na hora de fotografar, busque-os.


Dica 6 -   Sorrisos sinceros  
sorrisos.jpg
Outro detalhe muito lindo das crianças e que simplesmente encantam qualquer pessoa, é o sorriso. Conseguir registrar sorriso sincero de uma criança feliz vale mais que mil palavras. Por isso, vale ressaltar a dica de criar amizade com a criança. Assim, ela não vai ficar tímida quando você apontar uma câmera. 

Dica 7 -   Na natureza, no jardim  
natureza.jpg
O melhor lugar pra se fotografar uma criança é em externas. Aproveite a luz natural, os elementos naturais (grama, flores, céu, árvore), aproveite o clima de liberdade que estar num ambiente aberto dá para conseguir registrar a criança mais à vontade, mais relaxada. E por estar num ambiente aberto, com luz natural, vai ser quase raro o uso do flash, o que permite a naturalidade da imagem.

Dica 8 -   Brinquedos e bichos de estimação  
bichos_brinquedos.jpg
Uma dica para criar um ambiente mais amigo e propício para fotos é trazer brinquedos, ou até mesmo o bichinho de estimação. Deixe que ela interaja.

Dica 9 -   Retratos preto e branco  
preto_branco.jpg
Apesar de ser uma grande defensora da fotografia colorida para crianças, não posso negar que um belo retrato preto e branco envolve uma expressividade maior. E juntando com os olhos carregados de sentimentos, o preto e branco é uma grande cartada para um retrato de impacto. 

Dica 10 -   Disposição na busca pela melhor foto 
Fotógrafo de criança tem que ter uma elasticidade sem tamanho e não pode ter medo de sujar. É na busca pelo ângulo perfeito, pelo clique certo que o fotógrafo vai muitas vezes rolar no chão. Mas sujar as calças e praticamente virar uma criança vale na hora de buscar o melhor clique. 

Dica 11 -   Nova perspectiva  
perspectiva.jpg
O que mais costumo ler sobre o ângulo certo de ser fotografar uma criança é ficar na mesma altura dela. Não há nada de errado nisso. Mas as regras estão aí para serem quebradas. Eu gosto de fotografar as crianças de um ângulo superior, fazendo com que elas direcionem o olhar para mim. Nessa nova perspectiva, quebrando uma regra, é possível capturar os olhares e sorrisos sinceros que falamos logo acima. 

Dica 12 -   Fotografe com amor  


amor.jpg
Maior e mais valiosa dica que posso dar pra quem quer seguir essa área da fotografia, ou qualquer outra área, é fazer tudo com muito amor. Quando se faz algo com amor, tudo se torna ainda mais lindo e prazeroso. A fotografia é muito mais que técnicas, regras e equipamento. A fotografia é um ato de amor, dedicação e confiança. Fotografe seguindo o seu coração.

As crianças são um prato cheio para os fotógrafos (amadores ou profissionais). Com sua inquietude natural, elas adoram explorar os ambientes, interagir com pessoas, e os profissionais, atentos a cada gesto e movimento, conseguem resultados de encher os olhos (principalmente dos pais corujas de plantão!).

Fotos deixaram de ser apenas um registro, elas revelam também comportamento, personalidade, sentimento. Capturar as verdadeiras expressões infantis não é uma tarefa fácil, requer muita observação e sensibilidade de quem tira as fotos, que, no final, expressa tudo em imagens. 

A maternidade, o nascimento, a infância, momentos que passam sem nos darmos conta da velocidade. Nada melhor que imagens para congelar essa felicidade, tornando-a eterna!

Agora s você não tem jeito para fotógrafo amador, ou não curte tirá-las, pode confiar a uma pessoa momentos valiosos de seu filho (e que nunca mais se repetirão do mesmo jeito) você tem que saber escolher bem o profissional. 

Não existe plano B. Os momentos são únicos e não poderão ser reproduzidos depois. Portanto, a escolha do profissional deve ser feita com base em pesquisas minuciosas para se alcançar a melhor relação de preço e qualidade, mas acima de tudo, para que você se identifique com as fotos. Afinal, as imagens, a exemplo de qualquer trabalho artístico, também envolvem fatores subjetivos que nos fazem gostar ou não dos resultados.

Confira algumas dicas na hora de escolher o fotógrafo ideal:

# Analise o portfólio virtual para saber qual o estilo de foto do profissional; (sites/blogs/redes social) as imagens destes devem capturar o que te agradaria ter!

# Procure ver também alguns álbuns impressos para verificar a qualidade do material, já que as fotos  têm que durar a vida inteira;

# Busque referências com pessoas que já contrataram este profissional. Utilize a internet como sua aliada: entre em contato com pessoas que já contrataram o serviço para saber se o fotógrafo cumpriu com o contratado, se o trabalho foi entregue dentro do prazo, como foi o envolvimento dele com aquele trabalho e sua maneira de interagir com crianças;

# Não valorize apenas o aspecto financeiro. É claro que ele é importante, mas você tem que se dar conta que o fotógrafo é um profissional como qualquer outro. Ele apenas trabalha diretamente ligado com a arte, algo bastante subjetivo e difícil de ser avaliado por quem "olha de fora".

A partir da criação de uma lista de possibilidades, a escolha deve ser baseada na empatia. Você deve se identificar com o profissional. Caso contrário o resultado pode sair longe do que você esperava.

Imagens que ficam estampadas no álbum e que, sempre que quisermos, nos transportarão de volta a momentos muito felizes. Esse é o grande apelo da fotografia e justifica o investimento. Investir no presente para garantir a materialidade das lembranças no futuro.

Foto: Jen Carver

{Fica a Dica} Profissional ou Amador, as fotos eternizam momentos ! Em álbuns ou no porta retrato elas relembram fases, lugares, pessoas e nada substitui dar aquela espiadinha quando temos saudade...



Fonte: Erika Verginelli, Maria Festinha, Jen Carver

Nenhum comentário:

Postar um comentário