21 de dezembro de 2012

{Receita} Brigadeiro Gourmet

Brigadeiro gourmet?
Férias, festas de final de ano, criançada, família reunida... Hum!!! Tudo de bom!!! E para comemorar estes dias que tal um doce  mais nacional e tradicional além de gostoso que o brigadeiro? Eu amooo de paixão...

Tempos atrás li um post que contava a história atrás de um dos brigadeiros famosos aqui em SP, o de Juliana Motter, proprietária do "Maria Brigadeiro" (Diga-se de passagem, não estou recebendo nada pela propaganda).

Deixe eu lhe contar um segredinho: ela não usa achocolatado! Ela usa: Cacau!" Segredo contado, fui testar. 

Realmente o sabor muda, fica menos doce!


O cacau orgânico preferido da Juliana é o da Barry-callebaut, produzido em fazendas no sul da Bahia - a colheita acontece uma única vez no ano. Mas li outras receitas testadas com o cacau orgânico  da Amma Chocolate. #{Fica a Dica}

Outras pessoas dizem que fazer brigadeiro é demorado, e se não for feito no dia da festa, não fica bom... Quer fazer de véspera? É só misturar quase (deixe um pouco no fundo da lata) uma lata de creme de leite Nestlé sem o soro com duas latas de leite condensado Moça. Vamos recapitular:
  
Brigadeiro de Véspera "Gourmet"

 - 2 latas de leite condensado Moça.

- Quase 1 lata de creme de leite Nestlé sem soro ou 1/3 do pote de creme de leite fresco.

- 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga (de boa qualidade) extra sem sal.

- 2 colheres de sopa cheias de cacau em pó orgânico Barry-Callebaut by Orgânica Alimentos (ou o da Garoto, se não fizer questão de orgânico)

- Granulado tente encontrar como o da foto acima (Indico as marcas Callebaut Split 9M (leite) ou 9D (amargo))

Misture tudo, menos o granulado. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar com uma colher de pau. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo. Retire uma pequena colher de brigadeiro, esfrie num pires previamente refrigerado ou na pedra de mármore para verificar se já é possível enrolar o brigadeiro. Se ainda estiver mole, ligue o fogo novamente e mexa por mais um minuto e repita o teste. 

{Fica a Dica} O maior segredo do brigadeiro é o ponto de enrolar (não pode ser mole, nem duro) e a única forma eficiente para testar é essa. Aos poucos você aprende o tempo da sua Panela x Fogão x Cacau, e aí para com esses testes chatos. Outra dica mega certeira: quando o brigadeiro quase parar de fazer bolhas (na hora que eles diminuírem drasticamente), o ponto chegou mesmo! Depois de acertar o ponto, enrole os brigadeiros com a mão untada de manteiga SEM SAL e passe no granulado.



Se conseguir resistir... Coloque nas forminhas de papel e arrume-os num prato. Cubra o prato com filme plástico para que o brigadeiro mantenha a frescura até a hora de comer. Não enrole brigadeiro morno porque esse chocolate granulado não tem gordura vegetal hidrogenada, o que dá a característica de fácil derretimento.

Brigadeiro de festa pra mim é o original, enrolado um por vez, no tamanho certo pra enfiar na boca. Mas há potinhos irresistíveis para figir do tradicional e dar aquele charme na melhor hora: a de DEVORAR!!!

Confiram nossas inspirações para presentear, ou para lembranças... 
A  Villa D’ Festa   te ajuda a personalizar!


#Mini pote de Brigadeiro

#Bisnaga de Brigadeiro
#Panelinha de Brigadeiro

Crédito: Google imagens,, Maria Brigadeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário